UOL Notícias Notícias
 

26/04/2010 - 14h39

'Post-it' comemora 30 anos e ainda é sucesso no mundo

Enquanto os VHS e os walkman foram deixados de lado, outro invento dos anos 80, o "Post-it", o miniquadrado autoadesivo que invadiu escritórios e portas de geladeiras, comemora seus 30 anos ainda como um sucesso.

Fruto de um invento fracassado, o "Post-it" foi lançado no mercado em abril de 1980 pelo grupo 3M, e figura todos os anos entre os cinco itens de escritório mais vendidos nos Estados Unidos.

Desde então, o pequeno quadrado de papel amarelo de 7 cm por 7 cm se expandiu para oito tamanhos, 25 formas e 62 cores, e é vendido em 150 países, indicou a 3M, que não divulga dados de vendas.

"O Post-it é o tipo de invenção perfeita. Nada consegue substituí-lo, nem um bip em um telefone nem um lembrete eletrônico. Seguiremos utilizando os 'Post-it' dentro de 100 anos", garante Robert Thompson, professor de cultura popular da Universidade Syracuse de Nova York.

"Reflete as tendências dos anos 80: uma vida cada vez mais complexa e a necessidade de controlar essa complexidade. Na época de aparecimento dos microcomputadores, o Pos-it é de fato um objeto de alta tecnologia", garantiu o professor à AFP.

Seus inventores, Arthur Fry e Sencer Silver, dois engenheiros da 3M, foram inclusive imortalizados no mês passado no palácio nacional de inventores ("National Inventors Hall of Fame"), juntos com Jacques-Yves Cousteau e uma quinzena de outros inventores, cujas inovações "contribuíram ao progresso humano, social e econômico".

"O Post-it tornou a vida mais fácil para as pessoas em uma época de profusão de informação", disse na ocasião Fry, de 78 anos, que afirma que pedem a ele seis ou sete autógrafos por semana desde o sucesso de seu invento.

Como comemoração do aniversário, a empresa convocou estudantes de 11 a 18 anos para um concurso, no qual devem criar obras de arte originais a partir de Post-it.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host