UOL Notícias Notícias
 

28/04/2010 - 11h49

O Papa decidirá o futuro dos Legionários de Cristo em um segundo momento

O Papa Bento XVI decidirá em um segundo momento sobre o futuro da congregação mexicana Legionários de Cristo, uma vez avaliados os informes que apresentarão na sexta-feira os cinco bispos encarregados de realizar uma inspeção na controvertida entidade, informou nesta quarta-feira o Vaticano.

As decisões sobre a congregação serão adotadas num segundo momento pelo Santo Padre, depois de um cuidadoso estudo e reflexões sobre os resultados da visita apostólica (inspeção)", explicou o padre Federico Lombardi à Rádio Vaticano.

O cardeal Tarcisio Bertone, número dois do Vaticano, se reunirá no sexta com os bispos que investigam a poderosa congregação mexicana cujo fundador, o falecido padre Marcial Maciel, abusou por décadas de jovens seminaristas, informou nesta segunda-feira o Vaticano.

Trata-se da primeira reunião que será celebrada depois da investigação determinada pelo Papa Bento XVI no ano passado.

Segundo o comunicado oficial, os resultados no encontro, no entanto, não serão divulgados.

Este é um dos casos mais delicados para a Igreja católica já atingida por uma série de escândalos de teor sexual na Europa e nos Estados Unidos.

O caso de Maciel, fundador da ordem em 1941 no México, acusado de múltiplos abusos sexuais de seminaristas menores de idade e de ter tido secretamente filhos, é um dos mais simbólicos da chamada "política do silêncio" aplicada por décadas pelo Vaticano para encobrir seus escândalos internos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,71
    3,168
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,12
    68.634,65
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host