UOL Notícias Notícias
 

28/04/2010 - 01h09

Van Rompuy convoca reunião sobre Grécia para 10 de maio

O presidente da União Europeia, Herman Van Rompuy, anunciou nesta quarta-feira, em Tóquio, que convocará uma reunião dos países da zona euro "para 10 de maio", para debater a crise grega.

"Como presidente da União Europeia confirmo minha intenção de convocar uma reunião do Eurogrupo, com os chefes de Estado e de Governo, para 10 de maio", disse Van Rompuy em entrevista coletiva.

"Sobre a base de um relatório que será concluído nos próximos dias, os chefes de Estado e de Governo decidirão sobre a entrega da ajuda que é discutida atualmente entre a Comissão Europeia, o BCE, o FMI e o governo grego".

As preocupações sobre a Grécia se acentuaram nesta terça-feira, quando a agência de classificação de risco Standard and Poor's rebaixou a nota da dívida grega soberana de longo prazo em três níveis, de BBB+ para BB+.

A nota de Portugal foi reduzida em dois níveis, de A+ para A-.

Pela manhã, o vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), o grego Lucas Papademos, demonstrou preocupação ao afirmar que alguns países da zona do euro enfrentam "problemas similares" aos de Atenas, mas "em graus diferentes".

Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha, batizados pelos operadores anglo-saxões com o acrônimo de PIGS ("porco" em português), enfrentaram profundos déficits públicos de 9,4% do Produto Interno Bruto (PIB), 14,3%, 13,6% e 11,2%, respectivamente, em 2009.

As bolsas desses países fecharam com fortes quedas nesta terça-feira, por conta do temor de que a crise da dívida grega se estenda.

Madri caiu 4,19% e Lisboa, 5,36%. A Bolsa de Atenas fechou com queda de 6%, a maior desde outubro do ano passado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host