UOL Notícias Notícias
 

29/04/2010 - 22h22

Clinton pede a árabes mais esforços pela paz no Oriente Médio

A secretária americana de Estado, Hillary Clinton, pediu nesta quinta-feira aos países árabes mais esforços em favor da paz entre israelenses e palestinos.

"Devem dar passos específicos que provem a israelenses, palestinos e a seus próprios povos que a paz é possível e que haverá benefícios tangíveis se for concretizada", disse Clinton à Comissão Judaica-Americana (AJC), um grupo de pressão pró-israelense.

Quanto a Israel, deve "fazer sua parte, respeitar as aspirações legítimas dos palestinos, acabar com a colonização dos territórios ocupados, responder às necessidades humanitárias dos habitantes de Gaza e ajudar a Autoridade Palestina a construir as instituições necessárias para consolidar um Estado", destacou Clinton.

A secretária de Estado exortou ainda os árabes a "fazer mais" em favor do orçamento da Autoridade Palestina e de seu plano bienal de desenvolvimento, permitir que Israel abra representações comerciais em seus países, e autorizar os voos da companhia aérea nacional israelense sobre seus territórios.

"Cumprimos nossa parte, somos o principal contribuinte bilateral da Autoridade Palestina. A Europa também redobrou seus esforços e os Estados árabes devem assumir uma maior responsabilidade", concluiu Clinton.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h19

    -0,84
    3,152
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h27

    1,05
    68.693,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host