UOL Notícias Notícias
 

29/04/2010 - 14h36

Lugo e Lula analisarão esforços para combater narcotráfico

Os presidentes Fernando Lugo e Luiz Inácio Lula da Silva tentarão estabelecer uma política comum de segurança fronteiriça contra o narcotráfico no encontro que será realizado no dia 3 de maio em Ponta Porã, informaram fontes do governo paraguaio.

"Este assunto se impõe depois dos últimos acontecimentos violentos que tiveram como vítima o senador Robert Acevedo na segunda-feira", indicou o ex-chanceler e atual assessor da Presidência paraguaia, Hamed Franco.

Acevedo escapou ileso de um ataque em que morreram dois guarda-costas na cidade de Pedro Juan Caballero (550 km a leste de Assunção), separada de Ponta Porã por uma avenida, tradicional cenário de violentos "ajustes de contas" entre traficantes de drogas.

Franco ressaltou que as chancelarias dos dois países "estão ajustando" a agenda da reunião.

Os presidentes buscarão um consenso para abordar o combate ao tráfico de drogas, que, segundo as autoridades, aumentou nos últimos anos, a ponto de os chefes do narcotráfico terem ordenado a eliminação de um senador da nação, lembrou o porta-voz.

"A insegurança é uma questão que há muito tempo examinamos bastante para ver como podemos melhorar a situação", frisou.

Ambos os presidentes viajarão depois para Buenos Aires para a cúpula da Unasul (União das Nações Sul-Americanas), organização integrada por todas as nações da América do Sul.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host