UOL Notícias Notícias
 

30/04/2010 - 14h32

Obama: exploração de petróleo nos EUA deve ser 'responsável'

O presidente americano, Barack Obama, disse nesta sexta-feira que a exploração de petróleo é crucial para a estratégia energética dos Estados Unidos, mas considerou que seu manejo deve ser sempre responsável, no momento em que um enorme vazamento de petróleo ameaça o Golfo do México.

"Continuo pensando que a produção petroleira desempenha um papel importante na nossa estratégia de segurança energética, mas sempre deveria ser responsável pela segurança dos funcionários (do setor) e da proteção do meio ambiente", disse o presidente, em discurso nos jardins da Casa Branca.

"A economia local e a vida das pessoas na costa do Golfo, como todo o ecossistema da região estão em jogo", advertiu Obama.

O governo está se mobilizando para tentar conter o que pode se tornar um dos piores vazamentos de petróleo da história dos Estados Unidos, causado pelo agundamento de uma plataforma de petróleo em 22 de abril.

Obama incomodou muitos de seus partidários e ecologistas em março, quando anunciou o fim de uma moratória da exploração petroleira em alto-mar, confiante em obter apoio para uma lei sobre redução de emissões de gases-estufa.

Mas nesta sexta, seu assessor, David Axelrod, disse à emissora de TV ABC que "nenhuma nova perfuração foi autorizada e nenhuma o será até que tenha sido determinado o que ocorreu (na explosão da plataforma) e saber se se trata de um fato excepcional ou de algo que poderia ter sido evitado".

Novos contratos estão suspensos durante os 30 dias de uma investigação que visa a encontrar as causas do catastrófico vazamento.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host