UOL Notícias Notícias
 

02/05/2010 - 15h52

Nova York, alvo altamente simbólico para um atentado

Nova York, palco em 2001 dos dois atentados mais letais da história, que causaram cerca de 3.000 mortos, é um alvo altamente simbólico para os terroristas, apesar do amadorismo ter feito fracasar até agora a maioria das tentativas.

Sábado à noite, foi descoberto um veículo carregado de explosivos na Times Square, no coração de Manhattan. Os investigadores prosseguem, analisando dezenas de vídeos e impressões digitais tiradas do carro, que continha três bujões de propano, dois galões de gasolina, cabos elétricos e fogos de artíficio.

Ninguém ficou ferido. O bairro, um dos mais animados e turísticos da cidade, foi isolado à noite e reaberto na manhã deste domingo.

"Todas as matinês da Broadway e os espetáculos da tarde estão mantidos nos horários previstos", disse Charlotte St. Martin, diretora-executiva de The Broadway League.

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, estimou que a cidade "evitou o que poderia ter sido um episódio letal", e o governador do estado, David Paterson, falou de "terrorismo".

A cidade, visitada por dezenas de milhões de viajantes do mundo inteiro, conta com lugares simbólicos, da ponte do Brooklyn à estátua da Liberdade, passando pela Broadway, seus teatros, e os célebres arranha-céus.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host