UOL Notícias Notícias
 

04/05/2010 - 15h56

Itália: ministro pede demissão após ser acusado de corrupção

O ministro italiano do Desenvolvimento Econômico, Claudio Scajola, acusado de envolvimento em um escândalo de corrupção pela compra de um apartamento em Roma, anunciou sua demissão nesta terça-feira, declarando-se ao mesmo tempo inocente.

"Devo me defender e, para isso, não posso continuar meu trabalho como ministro como tenho feito nos últimos dois anos", declarou Scajola à imprensa, pouco depois de se reunir com o chefe do governo italiano, Silvio Berlusconi.

Scajola é acusado de ter tirado proveito de subornos obtidos para a aquisição de um apartamento no centro de Roma em julho de 2004.

"Scajola tomou uma decisão dolorosa, que confirma seu sentimento (de responsabilidade) do Estado e poderá demonstrar que não está ligado a tais acusações", afirmou Berlusconi em um comunicado divulgado algumas horas depois.

O ministro sente-se "vítima de uma campanha midiática sem precedentes", completou.

Quatro testemunhas, entre elas as antigas proprietárias do apartamento, o tabelião e o arquiteto, asseguram que ele comprou o apartamento com uma parte de dinheiro sujo.

Segundo a investigação dos juízes de Perugia (centro do país), Scajola comprou por 600.000 euros o polêmico apartamento que valia, na verdade, 1,7 milhão de euros.

A diferença de 900.000 euros foi supostamente um presente dado por um empresário, Diego Anemone, preso por corrupção, que teria aportado o dinheiro por meio de 80 cheques.

"Se for comprovado que meu apartamento foi pago por outras pessoas sem saber o motivo e o interesse, meus advogados tomarão medidas para anular o contrato", declarou. "Não posso viver, muito menos como ministro, em um apartamento pago por outros. Por isso, renuncio", explicou.

"Como político, tenho que ter os papéis em dia e estar livre de qualquer suspeita", completou.

A renúncia de Scajola tinha sido pedida pela oposição de esquerda, que preparava uma moção de censura.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host