UOL Notícias Notícias
 

04/05/2010 - 22h45

Uruguai quer pegar carona com Brasil, diz Mujica a Lula

O Uruguai quer pegar uma carona com o Brasil, seu principal cliente e a décima economia do mundo, disse nesta terça-feira o presidente José Mujica, após receber seu colega Luiz Inácio Lula da Silva em Montevidéu.

"Este pequeno Uruguai tem a decisão política de viajar de carona com o Brasil", que "é a décima economia do mundo", destacou Mujica em entrevista coletiva, antes de afirmar que "Lula é, de longe, o presidente com mais prestígio na América Latina, e também no mundo".

"Hoje o Brasil é nosso principal cliente" e "vamos perseverar nas relações comerciais, sociais e políticas, especialmente políticas", disse Mujica.

Lula destacou a criação de uma comissão bilateral "para discutir as necessidades estratégicas e políticas da integração entre Brasil e Uruguai".

Neste sentido, citou a realização, em Montevidéu, de uma reunião de empresários e ministros dos dois países "para produzir elementos para uma comissão bilateral e promover a produção de propostas concretas e objetivas de integração entre Brasil e Uruguai".

O presidente brasileiro destacou que "a relação comercial entre os dois países avança de forma excepcional".

"É extremamente importante que a economia do Uruguai tenha um crescimento sustentável para que o país possa competir de forma mais justa no Mercosul e na América do Sul", disse Lula ao lado de Mujica.

Segundo Lula, é preciso "diversificar as relações comerciais para não haver dependências", e o Brasil, "por ser a maior economia da América do Sul", tem "a obrigação de se transformar no principal mercado para os produtos (...) manufaturados dos países do Mercosul".

O presidente brasileiro estimou que "a integração produtiva" com o Uruguai "anda de forma extraordinária", com vários projetos de empresas de ambos países, e que "a maior preocupação é a integração física do nosso continente, especialmente do Brasil com o Uruguai".

Lula informou que planeja encontrar Mujica no prazo de três meses, na cidade de Santana do Livramento, para analisar a evolução dos projetos bilaterais.

Os dois líderes abordaram hoje a construção de um porto de águas profundas na costa atlântica de Rocha, departamento que faz fronteira com o Brasil, na região sudeste do Uruguai, assim como a recuperação do sistema ferroviário uruguaio.

Lula e Mujica participaram hoje da Cúpula da Unasul, realizada na Argentina.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h10

    0,24
    3,274
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h17

    1,75
    63.759,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host