UOL Notícias Notícias
 

05/05/2010 - 15h49

Morales vai apresentar na ONU resultados de fórum alternativo

O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou nesta quarta-feira que apresentará na sexta-feira na sede da ONU as conclusões do fórum alternativo sobre mudanças climáticas realizado em abril em seu país, junto a uma delegação de movimentos sociais dos cinco continentes.

Morales afirmou a presença de delegados sociais no encontro com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, criará uma "espécie de caminho para que os movimentos sociais do mundo conheçam diretamente as conclusões desse evento" ante o organismo internacional.

Além disso, "o Grupo 70 (G-77), mediante nosso embaixador, me pediu que explique" os resultados do encontro, indicou o governante boliviano, incentivador do fórum de meio ambiente realizado no mês passado na cidade de Cochabamba.

"Desta maneira, esperamos socializar as conclusões" do fórum climático, disse Morales em uma coletiva de imprensa na casa presidencial.

E "se me permitirem na cúpula de chefes de Estado da Europa, da América Latina e do Caribe (prevista para 19 de maio na Espanha), informarei os resultados em detalhes ou de maneira geral para que os países europeus possam acompanhar a situação para o bem de todos e todas", anunciou.

Entre as decisões do fórum está a formação de um tribunal de justiça climática para sancionar as nações do mundo, transnacionais ou particulares que prejudiquem o meio ambiente, assim como um referendo mundial em 2011 para modificar o modelo "capitalista de sobreconsumo e sobreprodução".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host