UOL Notícias Notícias
 

05/05/2010 - 17h07

Violência durante manifestações veêm se repetindo na Grécia

Os violentos confrontos entre jovens anarco-autônomos e policiais, que causaram nesta quarta-feira a morte de três pessoas que ficaram presas em um banco incendiado por um coquetel Molotov, vêm se repetindo na Grécia durante as grandes manifestações.

Segundo especialistas europeus consultados pela AFP, esses episódios de violência são provocados por grupos de jovens sem grande estrutura moral que defendem uma ideologia anarquista e se reúnem de maneira informal nos cafés de Exarchia, um bairro boêmio e turbulento da capital grega.

"Trata-se, antes de tudo para eles, de atacar a polícia, sem grandes considerações idéeológicas", diz um dos especialistas, que não quis se identificar.

Em cada manifestação, grupos de jovens usando capuzes no meio de manifestantes lançam pequenas operações rápidas, que consistem em quebrar vitrines de bancos ou de lojas, em tentar forçar as barreiras policiais e, algumas vezes, em atirar coquetéis Molotov nas forças de segurança ou em estabelecimentos frequentados pela elite.

Esses grupos se misturam em seguida aos manifestantes, tornando difícil a sua identifacação pela polícia.

No final das manifestações, eles se refugiam normalmente nas dependências da Escola Politécnica de Atenas, quartel-general da resistência estudantil contra a ditadura dos coronéis (1967-1974).

De dentro da Politécnica, situada em Exarchia e cercada por altas grades, eles atiram pedras e coquetéis Molotov nos policiais, que ficam à distância respeitando as normas do direito de asilo universitário que os impedem de penetrar na escola.

As ações violentas dos comandos de jovens anarco-autônomos se intensificaram depois da morte em dezembro de 2008 do jovem Alexis Grigoropoulos, assassinado a tiros por um policial no bairro de Exarchia, e que foi seguida por mais de um mês de violência na Grécia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h59

    -0,10
    3,258
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h01

    1,88
    74.816,70
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host