UOL Notícias Notícias
 

06/05/2010 - 11h48

Bruxelas propõe liberalização do setor de aviação com o Brasil

A Comissão Europeia propôs nesta quinta-feira iniciar "o quanto antes" as negociações com o Brasil para liberalizar o setor de aviação, por considerar que um acordo seria muito benéfico para ambas as partes.

Segundo Bruxelas, a liberalização do transporte aéreo com o Brasil renderia até 460 milhões de euros (cerca de 590 milhões de dólares) anuais para as companhias aéreas europeias, enquanto que o número de passageiros aumentaria no primeiro ano em 335.000 pessoas, que se somariam aos mais de quatro milhões de passageiros atuais.

"O Brasil é um sócio estratégico para a União Europeia (UE)", defendeu o vice-presidente da Comissão, Siim Kallas, afirmando que um eventual acordo "criará novas oportunidades" para a indústria, "proporcionará uma oferta mais ampla aos passageiros" e "promoverá o comércio e o turismo" entre ambas as partes.

As negociações seriam destinadas a abrir o acesso ao mercado para as companhias aéreas e a harmonizar a regulação com o Brasil, ressaltou em um comunicado o Executivo do bloco, que defende que este é o momento ideal para dar esse passo, já que os brasileiros sediarão a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016.

A proposta da Comissão será estudada agora pelos ministros europeus dos Transportes da União Europeia (UE).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h30

    -0,17
    3,162
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h32

    -0,63
    65.250,98
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host