UOL Notícias Notícias
 

06/05/2010 - 16h33

Bruxelas relançará negociações UE-Mercosul apesar da oposição de Paris

A Comissão Europeia vai relançar as negociações comerciais com os países do Mercosul, apesar da oposição da França, que encara um acordo como uma ameaça para sua agricultura e para a de outros países da UE, anunciou nesta quinta-feira uma fonte europeia.

A Comissão "avançará", e "reafirma a sua decisão anunciada na terça-feira" de relançar as negociações com os países do Mercosul (Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai) tendo em vista a conclusão de um acordo de livre comércio, indicou esta fonte europeia em Bruxelas.

"Sabemos que os franceses eram os menos entusiastas" desta ideia, mas a Comissão "tem um mandato desde 1999 para negociar com o Mercosul", acrescentou.

"Não houve mudança de posição" e a Comissão "avançará", porque considera que "agora é o momento apropriado para retomar as negociações", disse.

O governo francês indicou em um comunicado divulgado na quarta-feira que se opõe a uma retomada destas negociações, "que podem prejudicar a agricultura francesa e europeia", segundo ele.

As preocupações estão relacionadas principalmente aos setores de criação de gado e aves, e de produção de açúcar, etanol e cereais.

Para a França, "em conformidade com o mandato concedido à Comissão Europeia em 1999, as negociações do acordo UE-Mercosul não poderiam ser concluídas antes do final da Rodada de Doha" para a liberalização do comércio mundial na Organização Mundial do Comércio (OMC).

A Comissão Europeia anunciou na terça-feira à noite a sua decisão de relançar as negociações para um Acordo de Associação com o Mercosul, por considerar que "claros benefícios econômicos para a UE, assim como para o Mercosul, poderão decorrer de um acordo".

As discussões começaram em 1999, mas foram interrompidas em 2004, em razão da incapacidade das duas partes de chegarem a um acordo.

As negociações deverão ser oficialmente relançadas no dia 17 de maio, durante uma reunião UE-Mercosul em Madri, durante uma cúpula entre União Europeia e os países da América Latina.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h49

    -0,14
    3,122
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,37
    64.938,02
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host