UOL Notícias Notícias
 

06/05/2010 - 12h41

Cúpula será usada para conter mancha negra

Uma estrutura em forma de cúpula destinada a conter o grande vazamento de petróleo no sul dos Estados Unidos chegou nesta quinta-feira ao local onde um poço avariado joga centenas de milhares de litros de óleo no Golfo do México.

A cúpula de contenção de 100 toneladas - um silo branco com teto em forma de de domo de cinco andares de altura - foi leva a bordo do navio Joe Griffin para o epicentro do desastre, situado a 80 km da costa, informou o suboficial da Guarda Costeira Brandon Blackwell.

"Acabamos de confirmar. Está no lugar", disse à AFP.

A estructura será baixada ao fundo do mar nesta quinta-feira, 1.500 metros abaixo da superfície, para permitir que o petróleo que escapa do poço seja bombeado para um navio petroleiro nas proximidades, segundo a empresa British Petroleum (BP).

A missão trabalhosa de transportar o domo, abaixá-lo justamente sobre o vazamento e ligá-lo ao barco levará cinco dias, com o que as autoridades esperam concluir a operação na próxima segunda-feira.

A BP e a Guarda Costeira tiveram o cuidado de destacar que a operação, que nunca foi realizada a tanta profundidade, não necessariamente evitaria o desastre ecológico e econômico que ameaça inundar as reservas naturais pantanosas e os vitais habitats pesqueiros.

A BP, que operava uma plataforma submarina que explodiu e afundou no Golfo, conseguiu selar o menor dos três pontos de vazamento e retomou as operações de incêndio em algumas das partes mais densas do vazamento.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host