UOL Notícias Notícias
 

06/05/2010 - 12h25

Iraque paga ao Kuwait as maiores indenizações de guerra da história

O Iraque está pagando ao vizinho Kuwait as maiores indenizações de guerra da história, e não pode continuar desembolsando quantidades tão elevadas, afirmou nesta quinta-feira o ministro iraquiano do Petróleo, Husein Chahristani.

"O Iraque tem pago ao Kuwait compensações enormes por suas perdas, e não conhecemos outro país do mundo que tenha sido obrigado a pagar valores tão importantes", disse o ministro em Bagdá.

"A quantia que os alemães pagaram para França e Grã-Bretanha é menor que a que o Iraque tem pago ao Kuwait, apesar de na época ter sido uma guerra mundial e das perdas consideráveis", comentou.

"O Iraque não pode continuar pagando tanto, e já informei ao Conselho de Segurança da ONU", completou.

Depois de perder a I Guerra Mundial, a Alemanha foi obrigada pelo Tratado de Versalhes a pagar a título de indenizações 132 bilhões de marcos-ouro (31,4 bilhões de dólares da época), mas em várias ocasiões conseguiu uma revisão para baixo das compensações, e interrompeus os pagamentos com a chegada de Hitler ao poder em 1933.

Depois da II Guerra Mundial, a Alemanha foi condenada a pagar 315 milhões de dólares da época, o equivalente a 4,1 bilhões de dólares segundo o câmbio a atual.

Em 13 de abril, Adnan Abdelsamad, presidente da comissão de orçamento do Parlamento do Kuwait, afirmou que o emirado já havia recebido 17,5 bilhões de dólares dos US$ 41,8 bilhões aprovados por um fundo especial da ONU.

Atualmente, o Iraque entrega 5% do faturamento de gás e petróleo ao fundo especial da ONU, como reparação de guerra pela ocupação do Kuwait durante sete meses em 1990. Bagdá deseja reduzir o percentual a 2,5%.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,56
    3,261
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h21

    1,28
    73.437,28
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host