UOL Notícias Notícias
 

06/05/2010 - 17h04

Pentágono espera do Paquistão início de operações antitalibãs

O Pentágono anunciou, nesta quinta-feira, que cabe ao Paquistão decidir o melhor momento para atacar os refúgios dos extremistas do Waziristão do Norte (noroeste), onde o suspeito do atentado frustrado em Times Square teria recebido treinamento.

Washington pressiona, há muito tempo, Islamabad a lançar uma ofensiva no Waziristão do Norte, uma das zonas tribais onde são formados os grupos extremistas paquistaneses e a rede Al-Qaeda de Osama Bin Laden.

No entanto, "alguns refúgios ainda precisam ser visados, e da forma mais agressiva possível", "mas o ritmo e o cronograma destas operações são decisões que o Paquistão deve tomar", declarou o porta-voz do Pentágono, Geoff Morrell, durante uma coletiva de imprensa.

"Somos parceiros nisso. Estamos no assento do passageiro, eles no volante. São eles que decidem a direção, o ritmo e a velocidade das operações", acrescentou, elogiando os recentes esforços de Islamabad para lidar com o problema dos extremistas.

"Ao longo dos dois últimos anos, eles administraram essa ameaça (extremista) de maneira muito mais agressiva que no passado", disse.

Faisal Shahzad, um homem de origem paquistanesa e naturalizado americano, foi formalmente acusado de terrorismo, na terça-feira, depois de ter confessado seu envolvimento no atentado com o carro-bomba de sábado em Nova York.

Segundo a queixa feita diante a justiça americana, ele reconheceu ter recebido um treinamento para fabricação de bombas no Waziristão.

Entretanto, o principal porta-voz do Movimento dos Talibãs do Paquistão (TTP) negou, nesta quinta-feira, qualquer ligação com o suspeito.

Por sua vez, as autoridades paquistanesas, que cooperam totalmente com os Estados Unidos nas investigações, até agora, "não encontraram indícios concretos da relação entre Faisal Shahzad e qualquer grupo paquistanês", declarou à AFP um dirigente da segurança no Paquistão de alto escalão.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h39

    0,11
    3,153
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    -0,24
    65.179,92
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host