UOL Notícias Notícias
 

06/05/2010 - 12h25

Trichet: recuperação na Eurozona será moderada em 2010

A recuperação econômica na zona euro se anuncia "moderada" em 2010 e as incertezas permanecerão "elevadas", declarou nesta quinta-feira o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, durante uma entrevista coletiva em Lisboa.

"O nível atual das taxas básicas de juros continua sendo adequado", acrescentou Trichet, que descartou o risco de inflação a longo prazo.

Antes da entrevista, o conselho de ministros do BCE decidiu manter a taxa básica de juros, termômetro do crédido na zona euro, em 1%, o menor nível da história.

Os ministros do BCE, que se reúnem duas vezes por ano fora da sede de Frankfurt (Alemanha), se encontraram desta vez em Lisboa.

O encontro, programado há vários meses, aconteceu pouco depois da agência de classificação Standard and Poor's ter rebaixado a nota da dívida soberana portuguesa.

Ao mesmo tempo, Trichet destacou que uma interrupção de pagamentos da Grécia está "fora de questão".

Trichet tentou minimizar os temores de um contágio da crise grega para outros países da Eurozona, ao afirmar que os problemas de Atenas e as dificuldades orçamentárias de Portugal, que preocupam os mercados, assim como a Espanha, não são comparáveis.

"Grécia e Portugal não estão no mesmo barco", disse.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host