UOL Notícias Notícias
 

07/05/2010 - 17h58

Canadá busca sua ave nacional

Sem querer destronar a sua folha de bordo, o Canadá busca um pássaro que possa ser um símbolo nacional assim como o galo francês, a águia real russa ou o kiwi neo-zelandês.

A iniciativa foi lançada pelo Canadian Raptor Conservancy, uma organização nacional sem fins lucrativos que estuda os predadores.

A campanha ganhou uma magnitude considerável com o apoio que recebeu da rede pública de televisão CBC, que convocou os telespectadores a se manifestarem pela internet.

Símbolos nacionais não faltam no Canadá, reconheceu em seu site a Raptor Conservancy. Eles vão da folha de bordo da bandeira nacional ao castor e ao urso polar, passando pelo xarope de bordo e pelo hóquei no gelo. Mas este vasto país onde a observação de pássaros é um hobby popular e onde várias províncias adotaram como símbolo corujas, pica-paus ou papagaios do mar, não tem uma ave nacional.

A organização se propõe a recolher pelo menos 200.000 assinaturas em uma petição que será enviada ao Parlamento Federal. Ela convoca os canadenses a escolherem e a explicarem a escolha em um pequeno texto.

Segundo ela, é preciso escolher um pássaro fácil de ser encontrado, com o qual os canadenses poderão se identificar e, sobretudo, que ainda não tenha se tornado símbolo de uma província canadense ou de um outro país. O ganso selvagem do Canadá e o búteo de cauda vermelha são fortes candidatos, sugere a Raptor Conservancy.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host