UOL Notícias Notícias
 

07/05/2010 - 07h00

Clegg reeleito após noite decepcionante

O líder do Partido Liberal-Democrata britânico, Nick Clegg, afirmou nesta sexta-feira que passou uma noite "decepcionante" mesmo reeleito, já que o partido teve um resultado inferior ao esperado nas eleições gerais de quinta-feira.

Clegg, 43 anos, teve um resultado melhor do que na última votação na circunscrição de Sheffield Hallam e afirmou, ao lado da esposa, a espanhola Miriam, que ser reeleito foi "um grande privilégio".

Mas o aumento do apoio nacional ao partido, que durante a campanha eleitoral estava em terceiro lugar muito próximo dos trabalhistas, e em alguns momentos apareceu até em segundo lugar nas pesquisas, não se traduziu em um aumento de deputados.

"Esta foi obviamente uma noite decepcionante para os liberais-democratas. Está claro que não conquistamos o que esperávamos", afirmou.

"Acredito que fizemos uma campanha positiva, cheia de esperança, cheia de otimismo, que no meu entender envolveu muitas pessoas nas eleições, mas que depois não votaram nos liberais-democratas", completou.

Mas como os conservadores não conseguiram maioria absoluta na Câmara dos Comuns, tories e trabalhistas serão obrigados a negociar acordos com os partidos menores para formar um governo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host