UOL Notícias Notícias
 

07/05/2010 - 14h37

Conselho de Defesa da Unasul aprova medidas de segurança

O Conselho de Defesa Sul-Americano (CDS) aprovou nesta sexta-feira, em Guayaquil, medidas para fomentar a confiança e a segurança na região, em um momento em que Bolívia, Equador e Venezuela se mostram preocupados por um pacto militar entre Estados Unidos e Colômbia.

A estratégia recebeu a aprovação dos ministros de Defesa dos 12 países da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), que na declaração assinada após dois dias de discussões se comprometeram a fortalecer a paz e a estabilidade, e a respeitar a soberania e a não intervenção na região.

A aprovação das medidas levou quase três meses, desde que os vice-ministros se reuniram no porto equatoriano de Manta, e inclui aspectos sobre segurança e prevenção, cooperação e sanção contra "toda a ruptura de ordem constitucional", segundo o documento.

Além disso, foi dada luz verde para a criação de um Centro de Estudos Estratégicos de Defesa da Unasul na Argentina, além da inclusão de um grupo de trabalho para realizar uma "síntese objetiva" sobre um texto militar dos Estados Unidos que preocupa a Venezuela.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host