UOL Notícias Notícias
 

07/05/2010 - 15h23

Processo de paz: Mitchell reúne-se com líderes palestinos

O emissário americano, George Mitchell, reuniu-se nesta sexta-feira com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, em Ramallah (Cisjordânia) como parte dos esforços para reiniciar o diálogo entre palestinos e israelenses.

Trata-se do primeiro encontro entre Mitchell e a parte palestina desde o início da nova missão do enviado americano para o Oriente Médio na região.

Este último encontrou-se com os principais líderes israelenses, entre eles o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, com quem conversou em duas ocasiões nestes últimos dias, em Jerusalém e em Tel Aviv, num clima de ceticismo geral.

Mitchell reuniu-se no fim da tarde com Abbas e com o principal negociador, Saeb Erakat, na Muqada, a sede da Autoridade Palestina em Ramala, Cisjordânia, segundo um jornalista da AFP.

O emissário americano reuniu-se mais cedo com o presidente israelense, Shimon Peres, com o ministro das Relações Exteriores, Avigdon Lieberman, e com a líder da oposição, Tzipi Livni.

O comitê executivo da Organização de Libertação da Palestina (OLP) se reúne no sábado para ratificar, a princípio, a retomada do diálogo com os israelenses, suspenso desde a última guerra de Gaza (no fim de 2008).

Segundo um funcionário de alto cargo palestino, Mitchell pode anunciar formalmente o lançamento das negociações indiretas no sábado à noite ou no domingo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host