UOL Notícias Notícias
 

08/05/2010 - 10h45

OLP aprova negociações indiretas com Israel

A direção da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) aprovou neste sábado o início de negociações indiretas entre israelenses e palestinos, anunciou um dirigente do Fatah, Jibril Rajub.

"A direção palestina aprovou as negociações de aproximação", declarou Rajub após a reunião do comitê executivo da OLP em Ramallah, na Cisjordânia.

A decisão, que já era esperada, foi anunciada poucas horas antes de uma reunião entre o presidente palestino, Mahmud Abbas, e o emissário americano para o Oriente Médio, George Mitchell.

Mitchell está na região desde o início da semana para preparar o início "formal" das negociações indiretas, chamadas de "aproximação", entre os dois campos, sob a mediação dos Estados Unidos.

Segundo uma fonte palestina, o mediador americano poderia, após os últimos encontros com israelense e palestinos, anunciar formalmente o início de conversações indiretas, antes de deixar a região.

Mas antes mesmo do início, o processo provoca muito ceticisimo, tanto entre palestinos como israelenses.

As divergências persistem sobre temas vitais: o traçado das fronteiras do futuro Estado palestino, o estatuto de Jerusalém, o futuro das colônias judaicas da Cisjordânia e o direito de retorno dos refugiados palestinos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,79
    3,152
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    1,18
    65.148,35
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host