UOL Notícias Notícias
 

11/05/2010 - 15h26

Deputados franceses aprovam resolução contra o uso de véu islâmico integral

Paris, França, 11 Mai 2010 (AFP) -Deputados franceses aprovaram nesta terça-feira resolução não obrigatória, segundo a qual o véu islâmico integral é contrário aos valores republicanos, etapa anterior ao exame de um polêmico projeto de lei que busca proibir o uso da burca e do 'niqab' nos espaços públicos.

A aprovação por unanimidade desta resolução, que não tem força de lei, é considerada decisão altamente simbólica na França - país que abriga a maior comunidade muçulmana da Europa, com seis milhões de pessoas.

A maioria de direita na Assembleia Nacional francesa (câmara Baixa) e a oposição socialista apoiarão a resolução segundo a qual "as práticas radicais que atentem contra a dignidade e a igualdade entre homens es mulheres, entre elas o uso do véu integral, são contrárias aos valores da República".

A resolução considera "necessária" a "aplicação de todos os meios úteis para garantir a proteção efetiva das mulheres que possam vir a sofrer violência ou constrangimento, ou que foram, em especial, obrigadas a usar o véu integral contra a própria vontade".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host