UOL Notícias Notícias
 

12/05/2010 - 00h26

Coreia do Norte anuncia ter alcançado fusão nuclear

A Coreia do Norte conseguiu realizar a fusão nuclear, um "progresso" maior no desenvolvimento da tecnologia atômica, anunciou nesta quarta-feira a imprensa oficial norte-coreana.

Segundo Rodong Sinmun, o jornal do Partido Comunista, trata-se de "um progresso no desenvolvimento de uma tecnologia nuclear nova" para o regime de Pyongyang

O jornal não faz qualquer referência a eventual utilização desta tecnologia visando a um artefato militar atômico.

"A bem sucedida fusão nuclear é um grande acontecimento, que prova o rápido desenvolvimento da ciência e da tecnologia da RPDC", a República Popular Democrática da Coreia, destaca o órgão oficial do regime do presidente Kim Jong-Il, que já possui a bomba A, de fissão nuclear.

O jornal lembra que em todo o mundo os cientistas estudam a fusão nuclear para obter "uma nova energia, segura e que respeita o meio ambiente".

O Rodong Sinmun destaca que os materiais utilizados para se obter a reação termonuclear foram fabricados do modo coreano, concluindo uma pesquisa fundamental em matéria de reação de fusão nuclear, que utilizou potentes recursos científicos e tecnológicos...".

Coreia do Norte "realizou um progresso decisivo para o desenvolvimento de uma nova energia, e inaugura uma nova fase no desenvolvimento nacional das ciências e tecnologias mais recentes".

O regime norte-coreano desenvolve há décadas um programa de armamento nuclear baseado no plutônio produzido em seu reator de Yongbyon.

Em setembro passado, Pyongyang anunciou, pela primeira vez, que havia chegado à fase final do processo de enriquecimento do urânio, outra tecnologia para a fabricação da arma atômica.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host