UOL Notícias Notícias
 
12/05/2010 - 17h10 / Atualizada 12/05/2010 - 17h16

Lula conversa com Sarkozy antes de viagem ao Irã

Paris, França, 12 Mai 2010 (AFP) -Os presidentes da França, Nicolas Sarkozy, e do Brasil, Luiz Inacio Lula da Silva, conversaram por telefone nesta quarta-feira, dias antes da visita a Teerã do presidente brasileiro, anunciou a presidência francesa em um comunicado.

"O presidente da República garantiu ao presidente Lula o total apoio da França aos esforços empreendidos pelo Brasil para convencer autoridades iranianas a responderem plenamente aos pedidos da comunidade internacional sobre o programa nuclear", indicou um comunicado do Eliseu, sede da presidência francesa.

O presidente brasileiro realizará uma visita oficial ao Irã no domingo e na segunda-feira (16 e 17 de maio), em um momento em que os Estados Unidos tentam convencer o Conselho de Segurança da ONU a adotar sanções contra o Irã devido ao seu controverso programa nuclear.

O Brasil, um dos dez membros não permanentes do Conselho de Segurança, se opõe à aplicação de sanções contra o Irã, defendida por quatro dos cinco membros permanentes dessa instância da ONU (Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e Rússia).

Na terça-feira, o ministro francês de Relações Exteriores, Bernard Kouchner, afirmou que seu país apoia "plenamente" a visita de Lula ao Irã, onde pedirá a Teerã que aceite uma troca de combustível nuclear.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host