UOL Notícias Notícias
 

12/05/2010 - 13h04

Samantha Cameron, uma aristocrata descolada em Downing Street

LONDRES, 12 Mai 2010 (AFP) -Samantha Cameron, uma rica aristocrata tatuada e grávida, diretora de criação de uma empresa de fabricação de couro de luxo, não se interessa muito pela política, mas tem sido considerada a arma secreta de seu marido, novo primeiro-ministro britânico, cuja imagem ajudou a popularizar.

Apelidada de "SamCam" pela mídia, esta elegante mulher de 39 anos acompanhou seu marido durante toda a campanha, ajudando-o a manter contato com as "pessoas reais" e transformar sua imagem de menino mimado, filho de milionário educado no colégio elitista Eton e na Universidade de Oxford.

"Sam é um bom termômetro. Tem uma boa percepção do que é importante e o que não é, mas também do que é importante para os demais. Ela pode pertencer a grande nobreza, mas tem realmente os pés no chão", explica Andrez Feldman, amigo do casal, em uma biografia de David Cameron.

No entanto, em questão de fortuna, "SamCam" não deixa nada a desejar a seu marido.

Samantha Gwendoline Sheffield nasceu no dia 18 de abril de 1971 em Londres. É a primogênita do rico latifundiário Sir Reginald Sheffield, que teve um de seus ancestrais presidindo a Câmara dos Comuns para Henrique VIII e Annabel Jones. Sua mãe se casou novamente, em 1976, com o riquíssimo ex-ministro conservador Lorde William Astor.

A morena de olhos azuis cresceu em uma enorme propriedade próxima a Scunthorpe (Leste da Inglaterra), antes de estudar Belas Artes em Bristol.

Quando chegou à Toscana convidada pela amiga Clare Cameron estava longe de imaginar que, em junho de 1996, acabaria casando-se com seu irmão. Naquele momento, o ambicioso David Cameron, com 25 anos, era assessor do ministro das Finanças Norman Lamont.

A jovem estudante costumava a sair com outros ricos herdeiros, jogava sinuca em bares e fez uma tatuagem de um golfinho no tornozelo direito.

Segundo os biógrafos de Cameron, no entanto, foi ela que o incentivou a se candidatar à presidência dos Conservadores. Entretanto, o poder não o interessa, dizem.

Sua própria carreira é bem sucedida: desenterrou a marca britânica de couro de luxo Smythson, sendo nomeada diretora de criação com apenas 25 anos.

Se ela desistirá da carreira? "Não está em meus projetos", declarou antes dos comícios.

Cada vez que aparece, a imprensa presta atenção em cada detalhe de suas roupas. Popular graças a seu encanto próprio, ela não fala em público. Ao menos até março passado, quando concedeu sua primeira entrevista televisiva.

E nesta árdua campanha, David Cameron recorreu a sua "arma secreta", enviando a esposa para conquistar votos sozinha.

Os Camerons tiveram três filhos: Ivan em 2002, Nancy em 2004 e Elwen em 2006. O maior, que sofria de paralisia cerebral e epilepsia, faleceu em fevereiro de 2009. Seu quarto filho deve nascer em setembro.

A gravidez foi anunciada no dia em que foram publicadas na imprensa sensuais fotos de SamCam, do fim da década de 1990, para promover as criações de uma amiga.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host