UOL Notícias Notícias
 

12/05/2010 - 06h35

São Francisco aprova boicote ao Arizona

São Francisco, EUA, 12 Mai 2010 (AFP) -Os legisladores da cidade americana de São Francisco aprovaram na noite de terça-feira um boicote ao estado do Arizona, que recentemente aprovou uma dura lei anti-imigração.

A resolução do conselho local, votada por 10-1, determina que a cidade do estado da Califórnia evite assinar contratos com empresas com sede no Arizona.

Também afirma que São Francisco deve evitar enviar funcionários públicos a conferências no Arizona, além de estudar uma forma de suspender os contratos em vigor com empresas que tenham sede no estado do sudoeste americano.

"Se trata de enviar uma mensagem muito clara de que se um estado aprova uma lei que é tão atroz como esta, o povo de boa consciência em outras partes do país tem uma obrigação, uma responsabilidade, de falar forte e não ficar calado", disse o supervisor David Campos, que apresentou a proposta.

A lei assinada pela governadora do Arizona, Jan Brewer, criminaliza os imigrantes sem documentos. A lei, SB 1070, exige que a polícia local prenda e exija documentos de qualquer pessoa suspeita de estar ilegalmente no país, mesmo que ela não tenha praticado nenhuma atividade ilegal.

Muitos temem que a lei aumente o racismo no estado.

Organizações civis e trabalhistas americanas também anunciaram boicotes ao Arizona.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host