UOL Notícias Notícias
 

13/05/2010 - 18h02

Cuba negocia com Bolívia busca por restos de membro do grupo de Che

HAVANA, 13 Mai 2010 (AFP) -Cuba negocia com o governo da Bolívia para participar da busca pela ossada do único cubano membro da guerrilha de Ernesto Guevara que ainda não foi encontrado, afirmou Jorge González, chefe da equipe que em 1997 encontrou e identificou os restos de 'Che'.

"Não é um processo encerrado, existe a possibilidade de encontrá-lo e esperamos que isso ocorra", assegurou o médico forense, citado nesta quinta-feira pela agência oficial AIN.

González, reitor do Instituto de Ciências Médicas de Havana, comentou que estão sendo realizadas negociações com o governo de Evo Morales -aliado de Cuba- para que seja encontrado o local onde foi enterrado Jesús Suárez Gayol, 'El Rubio'.

As investigações indicam que o local está no encontro dos rios Ñacahuasú e Tacuarali, onde já foram realizadas escavações para encontrar os restos de integrantes do destacamento guerrilheiro, disse.

Suárez Gayol foi o primeiro da guerrilha de 'Che' a morrer, no dia 10 de abril de 1967.

Dos 36 guerrilheiros mortos na Bolívia em 1967, incluindo Che, foram encontrados os restos de 31, e dos cinco restantes há chances de encontrar apenas dois, 'El Rubio' e o boliviano Raúl Quispaya, morto no combate do rio Rosita no dia 30 de julho.

Os restos de 'Che' foram encontrados pela equipe liderada por González em 28 de junho de 1997 em uma fossa comum em Vallegrande, Bolívia, onde também estavam os de outros seis rebeldes. Antes, os outros já tinham sido encontrados.

'Che' foi executado a tiros em 9 de outubro de 1967 por um soldado boliviano que cumpria ordens superiores. Seus restos foram enterrados junto com os de outros 30 de seus combatentes no Complexo Memorial de Santa Clara (280 km a leste de Havana).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h00

    0,00
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h02

    0,00
    75.989,40
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host