UOL Notícias Notícias
 
13/05/2010 - 20h58 / Atualizada 13/05/2010 - 21h12

Obama pede US$ 205 mi a Congresso para antimísseis em Israel

WASHINGTON, EUA, 13 Mai 2010 (AFP) -O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu ao Congresso americano desbloquear 205 milhões de dólares para ajudar Israel a instalar um sistema de defesa antimísseis destinado a proteger o Estado hebreu de eventuais ataques do Hezbollah ou do Hamas, anunciou nesta quinta-feira a Casa Branca.

"O presidente reconhece a ameaça que significa para os israelenses os mísseis e foguetes lançados pelos grupos radicais Hezbollah e Hamas, e por isso decidiu pedir fundos ao Congresso para apoiar a produção do sistema israelense de defesa contra mísseis de curto alcance", afirmou o porta-voz da Casa Branca Tommy Vietor.

Israel concluiu em janeiro a fase de testes de seu sistema antimísseis, projetado para interceptar mísseis de curto alcance.

A próxima fase de seu desenvolvimento é integrar isso ao Exército. Israel espera que o sistema permita enfrentar os ataques procedentes da Faixa de Gaza e do Líbano.

O grupo libanês Hezbollah lançou cerca de 4 mil foguetes contra Israel durante a guerra de 2006, e estima-se que o grupo extremista tenha agora um arsenal de aproximadamente 40 mil foguetes.

"Como o presidente (Obama) afirmou repetidamente, nosso compromisso com a segurança de Israel é sólido e nossa relação de defesa está mais forte do que nunca", afirmou Vietor.

"Os Estados Unidos e nosso aliado Israel compartilham muitos dos desafios de segurança, do combate ao terrorismo ao enfrentamento da ameaça do programa nuclear iraniano".

O presidente israelense, Shimon Peres, afirma que a Síria entregou mísseis de longo alcance Scud ao Hezbollah, fato que Damasco nega.

O secretário americano de Defesa, Robert Gates, também acusou Irã e Síria de ajudar o Hezbollah com uma sofisticada artilharia, sem citar os Scuds.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host