UOL Notícias Notícias
 
14/05/2010 - 18h39 / Atualizada 14/05/2010 - 19h51

Kirchner pede a Cameron que pare exploração nas Malvinas

Buenos Aires, Argentina, 14 Mai 2010 (AFP) -A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, pediu ao novo primeiro-ministro britânico, David Cameron, que pare com a exploração de hidrocarbonetos nas ilhas Malvinas, cuja soberania está em disputa, em carta divulgada nesta sexta-feira em Buenos Aires.

"Recentemente foram iniciadas ações de exploração de hidrocarbonetos de maneira unilateral na área em disputa, o que foi rejeitado por meu governo, e espero que você tenha a possibilidade de deter essas ações em benefício de uma cooperação frutífera com meu país", afirmou Kirchner.

A exploração petroleira, iniciada no fim de fevereiro nas imediações do arquipélago, agravou o clima de tensão entre Buenos Aires e Londres, em especial depois que a empresa Rockhopper anunciou, no dia 7 de maio, a primeira descoberta na bacia norte das Malvinas.

A companhia informou que se trata de uma reserva "de alta qualidade", destacando em particular uma "excelente permeabilidade" e uma boa porosidade, o que fez suas ações na Bolsa de Londres dispararem.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host