UOL Notícias Notícias
 
14/05/2010 - 23h08 / Atualizada 14/05/2010 - 23h10

Prefeito de Buenos Aires é acusado em caso de escuta ilegal

BUENOS AIRES, 14 Mai 2010 (AFP) -O prefeito de Buenos Aires, Mauricio Macri, um dos líderes da oposição de direita, foi acusado nesta sexta-feira de envolvimento na rede de escuta telefônica ilegal montada por policiais da capital argentina, informou uma fonte judicial.

O juiz federal Norberto Oyarbide acusou Macri de "integrar a associação ilícita" que realizou escutas telefônicas sem autorização.

O escândalo dos grampos já provocou a renúncia dos dois primeiros chefes da Nova Polícia Metropolitana, Jorge 'Fino' Palacios e Osvaldo Chamorro.

O caso foi denunciado por um dos "grampeados", Sergio Burstein, que dirige um grupo de familiares de vítimas do atentado contra a associação judaica AMIA, de Buenos Aires, que deixou 85 mortos e 300 feridos em 1994.

O juiz Oyarbide também acusou formalmente o ex-secretário de Educação de Buenos Aires Mariano Narodowsky, e ampliou o processo contra Palacios.

Macri sempre qualificou Palacios como "o melhor policial do país", apesar de seu claro envolvimento com as escutas ilegais.

Segundo a Justiça, Palacios, que liderou a Unidade Antiterrorista da Polícia Federal, grampeou Burstein para averiguar se ele tinha informação sobre a participação de policiais no encobrimento do caso AMIA.

De acordo com Burstein, "o funcionamento do aparato paraestatal de espionagem" era de total conhecimento de Macri.

O prefeito de Buenos Aires afirmou hoje que é inocente e atribuiu a decisão a "juízes ligados à política" e ao governo federal.

Macri já disse que não vai renunciar e seus advogados informaram que vão apelar da decisão junto à Câmara Nacional.

O prefeito de Buenos Aires, herdeiro de uma grande fortuna, é um dos principais adversários da presidente Cristina Kirchner e um dos candidatos da oposição às eleições presidenciais de 2011.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,84
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,35
    68.594,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host