UOL Notícias Notícias
 
15/05/2010 - 15h21 / Atualizada 15/05/2010 - 15h29

Irã afirma que houve acordo sobre troca de combustível nuclear

TEERÃ, 15 Mai 2010 (AFP) -O Irã informou neste sábado que houve um acordo sobre a quantidade e o momento da troca de urânio ligeiramente enriquecido por combustível nuclear a 20%, e se mostrou disposto a discutir sobre o lugar onde a transação seria realizada, com garantias concretas, segundo emissoras de televisão.

A declaração foi divulgada horas antes da chegada a Teerã do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tentará chegar a uma solução diplomática para a crise nuclear iraniana.

"Há um entendimento sobre o momento e a quantidade de combustível a trocar. Falta um acordo sobre o lugar (da troca). O Irã está disposto a discutir sobre esse ponto, caso existam garantias concretas", declarou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Ramin Mehmanparast, à emissora iraniana Al Alam.

Ele assegurou também que receberá o combustível necessário para seu reator de pesquisas de Teerã, mas não informou como o país chegou a esse acordo.

O enriquecimento de urânio é tema central das diferenças entre Irã e grandes potências, que temem que o país esteja buscando armas nucleares, o que é negado por Teerã.

As grandes potências propuseram que o Irã envie 70% de seu urânio ligeiramente enriquecido ao exterior para transformá-lo em combustível altamente enriquecido, necessário para seu reator de pesquisas.

Invocando um problema de "confiança", o Irã rejeitou a proposta e disse que prefere uma troca simultânea ou por etapas e em pequenas quantidades em seu território, o que as grandes potências rejeitaram.

A mediação do presidente brasileiro é apresentada pelas grandes potências como a "última chance" antes de eventuais novas sanções da ONU contra o Irã.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host