UOL Notícias Notícias
 
15/05/2010 - 15h39 / Atualizada 15/05/2010 - 16h09

Karzai e Cameron querem reforçar relações entre Londres e Cabul

LONDRES, 15 Mai 2010 (AFP) -O presidente afegão, Hamid Karzai, e o novo primeiro-ministro britânico, David Cameron, afirmaram neste sábado que a relação entre Grã Bretanha e Afeganistão deve "ser reforçada ainda mais", segundo um porta-voz de Downing Street.

O presidente Karzai, a quem David Cameron atendeu na residência oficial de Cheques (sudeste da Inglaterra) converteu-se assim no primeiro líder estrangeiro a ser recebido pelo novo premiê desde que este assumiu suas funções na última terça-feira.

"O presidente (afegão) e o primeiro-ministro (britânico) afirmaram que a relação entre Afeganistão e Grã Bretanha deve ser reforçada ainda mais", disse o porta-voz.

Os dois líderes trataram da visita de Karzai aos Estados Unidos e das perspectivas oferecidas pela assembleia de paz que ocorrerá no Afeganistão no final de maio.

Karzai e Cameron "expressaram sua admiração pela perícia das forças britânicas no Afeganistão, assim como pelos sacrifícios que fizeram".

O secretário do Foreign Office conservador, William Hague, que se reuniu com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, na sexta-feira em Washington, tinha afirmado que o Afeganistão era para Cameron "a prioridade número um".

O presidente afegão realizou nesta semana uma visita de quatro dias aos Estados Unidos, durante a qual o presidente Barack Obama e Karzai multiplicaram as demonstrações de unidade e boa vontade, para tentar superar um período difícil nas relações entre Washington e Cabul.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host