UOL Notícias Notícias
 
15/05/2010 - 08h23 / Atualizada 15/05/2010 - 08h41

Novos confrontos deixam três mortos em Bangcoc

BANGCOC, Tailândia, 15 Mai 2010 (AFP) -Pelo menos três pessoas morreram neste sábado em novos confrontos entre militares e manifestantes no centro de Bangcoc, cenário de incidentes violentos nas últimas 24 horas.

Os corpos das vítimas foram retirados das ruas por moradores após os confrontos, que aconteceram ao norte do bairro controlado pelos "camisas vermelhas", os manifestantes que exigem a queda do governo.

As autoridades instalaram no local uma faixa com a frase, em inglês, "zona de tiros com balas reais".

De acordo com um estrangeiro que vive no bairro, os militares abriram fogo no início da manhã contra 20 manifestantes que avançavam em direção aos oficiais com uma bandeira da Tailândia. Pelo menos quatro homens e uma mulher foram atingidos.

Um funcionário do serviço de segurança do hotel All Seasons afirmou por telefone à AFP que "cuatro ou cinco corpos" estavam caídos diante do edifício.

"As ambulâncias não se arriscam a vir. As pessoas se refugiaram dentro do hotel", disse.

Segundo o morador estrangeiros, quase 300 militares se posicionaram durante a noite de sexta-feira para bloquear a entrada norte do bairro "vermelho" e foram cercados toda a noite por moradores.

"Os militares enviaram caminhões para buscar os soldados. Mas tiveram que abandonar um caminhão, que foi imediatamente incendiado", afirmou.

Mais tarde, pelo menos três pessoas foram gravemente feridas em outros dois bairros de Bangcoc, onde foram ouvidos tiros.

Duas pessoas foram atingidas no bairro turísticos e financeiro de Silom, perto da base dos manifestantes, depois que 30 deles enfrentaram o Exército.

Em outro incidente, a alguns quilômetros de distância, no extremo norte da base dos manifestantes, um homem foi atingido quando estava em uma moto, aparentemente por um francoatirador.

O Exército tailandês advertiu que os soldados dispersarão à força os manifestantes antigovernamentais, caso eles não abandonassem o bairro que ocupam em Bangcoc.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host