UOL Notícias Notícias
 
17/05/2010 - 12h09 / Atualizada 17/05/2010 - 13h08

Acordo Irã, Turquia, Brasil de troca de combustível nuclear

TEERÃ, 17 Mai 2010 (AFP) -Estes são os principais termos da "declaração comum" de dez pontos assinada nesta segunda-feira por Irã, Turquia e Brasil, que estabelece uma troca de combustível em território turco para tentar pôr fim à crise nuclear iraniana (tradução da AFP a partir do documento divulgado pela agência oficial Irna, em persa):

1 - Nós reafirmamos nosso compromisso relativo ao Tratado de Não Proliferação (TNP) (...) e lembramos o direito de todos os membros, principalmente o Irã, de produzir e utilizar a energia nuclear civil e de enriquecer o urânio para fins pacíficos.

(...)

5 - (...) A República Islâmica do Irã aceita enviar um estoque de 1.200 kg de urânio levemente enriquecido à Turquia. Este urânio permanecerá como propriedade do Irã. O Irã e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) poderão acionar observadores para monitorar as condições de segurança deste estoque.

6 - O Irã informará à AIEA a respeito deste acordo em sete dias (...) Após uma resposta positiva do grupo de Viena (Estados Unidos, Rússia, França, AIEA), os detalhes da troca de combustível serão objeto (...) de um acordo escrito entre o Irã e o grupo de Viena, comprometido a fornecer os 120 quilos do combustível necessários para o reator de pesquisas de Teerã (TRR).

7 - Quando o grupo de Viena concordar com as condições e pontos desta declaração (...) o Irã anunciará seu acordo para enviar em um mês 1.200 kg de urânio levemente enriquecido (para a Turquia) e o grupo de Viena se comprometerá a fornecer em um prazo de um ano ao Irã 120 kg de combustível necessários para o reator de pesquisas de Teerã.

8 - Se as condições desta declaração não forem respeitadas, a Turquia se compromete a enviar ao Irã sem condições e rapidamente o urânio levemente enriquecido armazenado na Turquia.

9 - A Turquia e o Brasil recebem favoravelmente a disposição da República Islâmica do Irã em manter as negociações com os países do grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha) em todos os lugares, principalmente na Turquia e no Brasil, a propósito das preocupações comuns (ndlr: do Irã e da comunidade internacional em matéria nuclear).

(...)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h15

    0,02
    75.991,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host