UOL Notícias Notícias
 
17/05/2010 - 17h48 / Atualizada 17/05/2010 - 17h57

Celso Amorim destaca 'papel fundamental do Brasil' em libertação de francesa no Irã

MADRI, 17 Mai 2010 (AFP) -O Brasil desempenhou um "papel fundamental" na libertação da francesa Clotilde Reiss, que retornou no domingo a Paris depois de ter ficado retida durante dez meses no Irã, ressaltou nesta segunda-feira em Madri o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

"Em todas as vezes que fui a Teerã, este assunto foi abordado. O papel do Brasil foi absolutamente fundamental", declarou Amorim durante uma videoconferência após sua chegada a Madri para a VI Cúpula entre a União Europeia (UE) e a América Latina.

"Isso prova que o trabalho feito com discrição gera resultados, assim como a competência da diplomacia brasileira", saudou Amorim.

O ministro brasileiro fez essas declarações depois de ter deixado Teerã, onde participou do acordo com a Turquia e o Irã para uma troca no exterior de parte do urânio levemente enriquecido desse país por combustível.

Amorim explicou que o presidente Nicolas Sarkozy havia dito há seis meses durante a sua visita a Manaus (Brasil) que qualquer negociação entre a França e o Irã era difícil em razão da situação de Clotilde Reiss.

"Propusemos nossa ajuda por meio de uma mediação para que ela fosse libertada", indicou o chefe da diplomacia brasileira.

Clotilde Reiss, retida há dez meses no Irã por ter participado de manifestações contra o governo, chegou no domingo à tarde à França após uma libertação que não foi fruto de um acordo secreto com Teerã, segundo Paris.

O presidente Nicolas Sarkozy agradeceu "particularmente" ao presidente Lula, ao presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, e ao presidente da Síria, Bachar al-Assad, por seu papel "ativo" na libertação de Clotilde Reiss.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h00

    0,85
    3,154
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h03

    -1,22
    74.471,60
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host