UOL Notícias Notícias
 
17/05/2010 - 10h38 / Atualizada 17/05/2010 - 10h49

GB: Irã é sério motivo de preocupação, apesar de acordo com Brasil e Turquia

LONDRES, Reino Unido, 17 Mai 2010 (AFP) -O Irã continua sendo um sério motivo de preocupação, apesar do acordo que este país alcançou com o Brasil e a Turquia, afirmou nesta segunda-feira Alistair Burt, subsecretário de Estado britânico para as Relações Exteriores.

Se for confirmada a disposição do Irã de enviar urânio levemente enriquecido ao exterior, Teerã deve comunicar isso imediatamente à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), assinalou Burt.

"As ações do Irã continua sendo um sério motivo de preocupação, em particular, em particular sua recusa em falar sobre seu programa nuclear, ou cooperar plenamente com a AIEA, e sua decisão de começar de enriquecer urâno a 20%", acrescentou Burt.

"Não existe nenhum aparente uso civil para este material e enfatiza o desprezo do Irã para os esforços de iniciar negociações sérias", acrecentou.

"O Irã tem a obrigação de assegurar à comunidade internacional de suas intenções pacíficas", acrescentou. "Essa é a razão pela qual trabalhamos com nossos sócios do 5+1 em uma resolução de sanções no Conselho de Segurança da ONU".

"Até que o Irã adote ações concretas para cumprir com estas obrigações, o trabalho deve continuar", afirmou ainda.

Irã, Brasil e Turquia assinaram nesta segunda-feira um acordo para a troca de urânio iraniano por combustível nuclear enriquecido a 20% em território turco, com o objetivo de superar a crise provocada pela política de enriquecimento de urânio de Teerã.

O acordo foi assinado pelos ministros das Relações Exteriores dos três países na presença dos presidentes iraniano, Mahmud Ahmadinejad, e brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e do primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan.

O projeto, resultado da mediação do Brasil, foi elaborado ao fim de 18 horas de negociações.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host