UOL Notícias Notícias
 
17/05/2010 - 19h40 / Atualizada 17/05/2010 - 20h46

Irã deve confirmar por escrito acordo nuclear, diz AIEA


Em Viena

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) pediu nesta segunda-feira ao Irã que confirme por escrito o acordo sobre a troca de parte de seu urânio levemente enriquecido por combustível no exterior.

"A AIEA recebeu o texto da declaração comum do Irã, da Turquia e do Brasil assinada hoje em Teerã", declarou a porta-voz da organização, Gill Tudor.

"De acordo com o que foi exposto lá, esperamos agora do Irã uma notificação escrita que indique que está de acordo com as disposições mencionadas na declaração".

Os três países propuseram o envio de 1.200 quilos de urânio iraniano levemente enriquecido à Turquia, onde será armazenado até que as grandes potências entreguem ao Irã 120 quilos de combustível enriquecido em 20%, necessários para o reator de pesquisas nucleares de Teerã.

Mas após a divulgação do acordo, um porta-voz iraniano disse que seu país seguirá enriquecendo urânio a 20% "em seu território", o que põe em dúvida o objetivo puramente civil do programa nuclear de Teerã.

O acerto com Teerã sobre a transferência do urânio enriquecido foi possível após a interferência direta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que viajou a Teerã.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host