UOL Notícias Notícias
 
18/05/2010 - 16h39 / Atualizada 18/05/2010 - 16h52

Haiti pede programas específicos e investimentos para reconstrução

MADRI, Espanha, 18 Mai 2010 (AFP) -Haiti e República Dominicana apresentaram nesta terça-feira em Madri a próxima Cúpula Mundial sobre o Futuro do Haiti, na qual se tentará concretizar a ajuda ao país caribenho, que precisa de programas específicos e investimentos.

"Na cúpula (entre União Europeia e América Latina) falou-se da necessidade de promover incentivos aos investimentos no Haiti", disse o presidente dominicano Leonel Fernández, garantindo que na reunião do próximo dia 2 de junho em seu país "quer ver o que pode ser feito para ter esses incentivos".

Fernández, acompanhado pelo primeiro-ministro haitiano Jean-Max Bellerive, lembrou que "em algumas ocasiões pudemos comprovar que alguns organismos quiseram cooperar, mas não encontraram uma maneira, não souberam exatamente o que o Haiti precisou em cada um dos momentos".

Por isso, pediu que os participantes da cúpula de Punta Cana cheguem à reunião "com projetos concretos" para a reconstrução do país caribenho, após o devastador terremoto de janeiro que causou entre 250 e 300 mil mortes.

O presidente Fernández lembrou que se busca ir mais além da mera reconstrução do Haiti para conquistar uma "refundação" do país.

A ajuda deve englobar "a reconstrução de infraestruturas, o aspecto social, o aspecto institucional, a refundação do território com pólos de desenvolvimento e a refundação do patrimônio cultural".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host