UOL Notícias Notícias
 
18/05/2010 - 06h39 / Atualizada 18/05/2010 - 10h06

Seul tem provas de ação de Pyongyang em naufrágio de navio, diz agência

Em Seul (Coreia do Sul)

A Coreia do Sul reuniu "provas conclusivas" que demonstram que o naufrágio em março de um navio de guerra do país foi provocado por um torpedo norte-coreano, após a análise dos rastros químicos nos destroços do navio, informa a agência Yonhap, que cita uma fonte militar.

A equipe internacional que investiga o naufrágio de 26 de março do "Cheonan", na disputada fronteira do Mar Amarelo, apresentará as conclusões na quinta-feira. Seul prometeu uma "resposta enérgica" se ficasse constatada a responsabilidade da Coreia do Norte na explosão que matou 46 oficiais da Marinha.

"A análise das peças de metal e dos rastros de explosivos encontrados no navio 'Chenoan' e no leito marinho nos permitiu obter provas conclusivas de que houve um ataque com torpedo por parte da Coreia do Norte", afirmou a fonte militar citada pela Yonhap.

Os rastros de explosivos têm uma composição química similar às substâncias encontradas em um torpedo norte-coreano recuperado há sete anos pela Coreia do Sul, completou a mesma fonte.

O ministro sul-coreano da Defesa se recusou a fazer qualquer comentário antes do anúncio oficial da equipe de investigação na quinta-feira.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host