UOL Notícias Notícias
 
19/05/2010 - 09h51 / Atualizada 19/05/2010 - 10h03

Bangcoc tem mais de 20 incêndios e continua fora do controle governamental

Bangcoc, Tailândia, 19 Mai 2010 (AFP) -A cidade de Bangcoc registrava pelo menos 20 focos incêndios nesta quarta-feira, após a operação do Exército para dispersar os "camisas vermelhas", mas que não conseguiu devolver o controle de toda a capital da Tailândia às forças oficiais.

O porta-voz do governo, Panitan Wattanayagorn, afirmou que a operação do Exército permitiu às autoridades retomar o controle de dois bairros-chave, a zona de Rajaprasong e o distrito de Lumpini que os manifestantes ocupaban desde hacía seis semanas.

Pelo menos seis pessoas, incluindo o fotógrafo italiano Fabio Polenghi, morreram na operação militar e 58 ficaram feridas.

O italiano foi atingido por tiros no coração e no abdome. Outros dois repórteres, um holandês e um canadense, ficaram feridos.

"Ao fim da operação, o governo retomou o controle de Rajaprasong e Lumpini, mas existem várias zonas nas quais as operações devem prosseguir", afirmou Panitan.

Um toque de recolher, o primeiro em 15 anos em Bangcoc, deve entrar em vigor às 20H00 locais (10H00 de Brasília) e prosseguir até as 6H00 (16H00 de Brasília).

Os incêndios afetam prédios importantes, como o edifício da Bolsa, vários bancos e centros comerciais, segundo o corpo de bombeiros.

"O governo pede a todos aqueles que realizam ataques que interrompam as ações porque seus líderes já se entregaram e concordaram em tentar a reconciliação nacional", declarou Panitan.

Os manifestantes também incendiaram a sede de um canal de televisão, o Channel 3, dentro da qual estavam 100 pessoas, segundo os bombeiros.

Panitan anunciou ainda que o governo determinou a todas as emissoras de televisão que exibissem programas especiais.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host