UOL Notícias Notícias
 
19/05/2010 - 19h32 / Atualizada 19/05/2010 - 19h49

"Brasil vive momento mágico no plano econômico", diz Lula

LISBOA, 19 Mai 2010 (AFP) -O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira, em Lisboa, que o Brasil vive "um momento mágico no plano econômico", completando que "o século XXI será o século dos países que não tiveram sua chance".

"O Brasil vive um momento mágico no plano econômico. Dizem que eu tenho muita sorte, mas trabalho muito", declarou o presidente em coletiva de imprensa com o primeiro-ministro português, José Socrates, no final da 10ª Cúpula luso-brasileira.

"Penso que o século XXI será o século dos países que não tiveram chance no século passado. Desde sempre se dizia que o Brasil era o país do futuro e esse futuro nunca chegava", disse Lula. Segundo previsões do governo, o Brasil deve atingir em 2010 uma taxa de crescimento de cerca de 6%.

Brasil e Portugal assinaram na quarta-feira diversos acordos, especialmente nas áreas de ciência e linguística, assim como no setor das energias renováveis e na prospecção de petróleo com os grupos Galp e Petrobras.

As empresas anunciaram na terça-feira uma associação para a produção de biocombustíveis de segunda geração, mediante um investimento de 367 milhões de euros (456 milhões de dólares) destinados aos mercados português e espanhol.

Mais cedo nesta quarta-feira, Lula, que chegou a Portugal procedente da cúpula UE-América Latina na Espanha, entregou, junto ao presidente português, Anibal Cavaco Silva, o prêmio Camões, a distinção literária mais importante do país, ao poeta de Cabo Verde Armênio Vieira.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h09

    -0,18
    3,260
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host