UOL Notícias Notícias
 
19/05/2010 - 19h10 / Atualizada 19/05/2010 - 19h24

Crianças mexicanas questionam Michelle Obama sobre imigração

WASHINGTON, 19 Mai 2010 (AFP) -As primeiras-damas dos Estados Unidos e do México, Michelle Obama e Margarita Zavala, visitaram nesta quarta-feira uma escola primária nos arredores de Washington para tratar da saúde das crianças, em um evento no qual o tema da imigração foi levantado.

Michelle e Margarita - que está nos Estados Unidos junto ao presidente mexicano, Felipe Calderón, que realiza uma visita de Estado - almoçaram na escola de New Hampshire em Silver Springs, periferia da capital americana.

Mas, no momento de ouvir as perguntas das crianças, o tema migratório veio à tona, um dos assuntos que tinha sido abordado pouco antes na reunião entre Calderón e Obama na Casa Branca.

"Minha mãe diz que Barack Obama está expulsando todos que não têm documentos", disse uma menina à primeira-dama americana.

"Isso é algo que temos que fazer para nos assegurar de que as pessoas que estão aqui tenham documentos, não é verdade?", disse Michelle.

A menina insistiu: "mas minha mãe não tem documentos".

"Bom, temos que resolver isso, e todos temos que trabalhar juntos com o Congresso para nos assegurarmos de que isso ocorra", respondeu a primeira-dama.

O presidente Obama endossou nesta quarta-feira em coletiva de imprensa junto a Calderón seu compromisso com a reforma migratória integral nos Estados Unidos, que inclui a legalização dos 11 milhões de ilegais que vivem no país caso cumpram certos requisitos.

Mas Obama admitiu que o Senado americano não conta atualmente com os votos necessários para aprovar a reforma migratória, iniciativa que já fracassou anteriormente no Congresso em 2006 e 2007.

Durante o evento na escola primária, a primeira-dama mexicana contou para as crianças que tem três filhos: María, 13 anos, que faz balé, Luis Felipe, 11 anos, amante de futebol e caratê, e Juan Pablo, 7 anos.

Michelle Obama disse, por sua vez, que na Casa Branca suas filhas Malia e Sasha jogam futebol, basquete, tênis, andam de bicicleta e vão à academia, enquanto cuidam de sua alimentação.

Margarita deu livros que falam sobre a vida das borboletas no estado mexicano de Michoacán, onde há grandes reservas da impoente borboleta-monarca.

Posteriormente, as primeiras-damas almoçaram com as crianças, um cardápio que incluía frango, batata, brócolis, frutas e leite.

E as lições continuaram à mesa: Michelle Obama insistiu para que uma menina comesse brócolis.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host