UOL Notícias Notícias
 
20/05/2010 - 14h06 / Atualizada 20/05/2010 - 14h22

A obesidade estaria vinculada a um volume menor do cérebro

Washington, EUA, 20 Mai 2010 (AFP) -A obesidade está vinculada a um volume menor do cérebro, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira e que também indica um aumento do risco de demência numa fase mais adiantada da vida em pessoas de idade média com boa saúde, mas que tenham excesso de gordura abdominal.

Os pesquisadores examinaram uma amostra de 733 pessoas de uma idade média de 60 anos, das quais 70% eram mulheres. Eles mediram seu Índice de Massa Corporal (IMC), cintura e gordura abdominal, além de escanear o cérebro.

"Nossos resultados confirmam a relação entre o aumento do IMC e a redução do volume do cérebro nas pessoas mais idosas e de idade média, observadas previamente em um grupo de menos de 300 pessoas", explicou a dra. Sudha Seshadri, da Faculdade de Medicina da Universidade de Boston (nordeste), uma das principais autoras do estudo, divulgado no site dos Annals of Neurology.

"Mais importante ainda, esses dados mostram um vínculo mais forte entre a obesidade, particularmente o excesso de gordura que se encontra nas vísceras, e um risco incrementado de demência e de Mal de Alzheimer", acrescentou.

Os resultados deste estudo colocam em evidência um vínculo entre obesidade e demência que poderão conduzir à elaboração de estratégias promissoras de prevenção, acrescentou a médica.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host