UOL Notícias Notícias
 
20/05/2010 - 07h36 / Atualizada 20/05/2010 - 07h45

França prende chefe militar do ETA

Bordeaux, França, 20 Mai 2010 (AFP) -O homem apontado como suposto chefe do militar do ETA, Mikel Karrera Sarobe, e seu número dois, suspeito de envolvimento no tiroteio que matou um policial francês em março, foram detidos nesta quinta-feira em Bayonne.

A detenção de Karrera Sarobe, conhecido como "Ata" (pato), considerado pela polícia espanhola o atual comandante militar da organização separatista armada basca, e de seu suposto adjunto, Arkaitz Aguirregabiria, além de outras três pessoas, não foi confirmada oficialmente pela França.

No entanto, em Madri, o ministro espanhol do Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba, confirmou as prisões e disse que foi uma "operação importantíssima".

Uma fonte francesa ligada às investigações afirmou que Arkaitz Aguirregabiria é suspeito de integrar o grupo que em 16 de março atirou contra uma viatura policial francesa da delegacia de Dammarie-les-Lys, 50 km ao sudeste de Paris.

Uma ação policial provocou um tiroteio e o agente Jean Serge Nerin, de 52 anos, foi o primeiro oficial francês assassinado pelo ETA.

Após o confronto, a polícia francesa prendeu Joseba Fernández Aspurz, de 27 anos.

Karrera Sarobe e Aguirregabiria foram presos ao lado de uma mulher, também espanhola, em um apartamento de Bayonne.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h19

    -0,24
    3,262
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h24

    0,15
    63.856,37
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host