UOL Notícias Notícias
 
21/05/2010 - 17h10 / Atualizada 21/05/2010 - 18h00

México: divulgada foto que poderia ser de ex-candidato presidencial sequestrado

México, México, 21 Mai 2010 (AFP) -A imprensa do México publicou nesta sexta-feira a foto de um homem com a barba por fazer e olhos vendados, que recebeu por e-mail, podendo ser Diego Fernández de Cevallos, ex-candidato presidencial e líder do partido governista desaparecido há uma semana. Sua família e as autoridades preferiram nada falar sobre a autenticidade.

A foto, segundo os principais jornais mexicanos, foi enviada na noite de quinta-feira ao correio eletrônico de seus redatores, começando, também, a circular no Twitter.

César Nava, presidente do partido Ação Nacional (PAN, centro-direita), ao qual pertence Fernández de Cevallos, disse nesta sexta-feira à imprensa que "não houve qualquer contato por parte de pessoas que, presumivelmente, teriam-no privado da liberdade".

O desaparecimento de Fernández de Cevallos, de 69 anos, havia sido denunciada pela família sábado passado; a caminhonete em que estava foi encontrada vazia em seu rancho, no estado de Querétaro (centro).

O veículo estaba trancado, e ao lado estavam objetos pessoais e mancha de sangue do mesmo tipo da do ex-candidato presidencial, segundo a promotoria.

O governo de Felipe Calderón mostrou-se ambíguo ao referir-se ao caso, algumas vezes como desaparecimento e, outras, como possível sequestro.

Na quarta-feira, em Washington, Calderón afirmou não acreditar que o desaparecimento de seu amigo pessoal fosse mensagem dos cartéis do narcotráfico.

Ao chegar ao poder, em dezembro de 2006, Calderón declarou guerra ao tráfico, responsável, desde então, por mais de 22.743 mortos segundo números oficiais.

A família de Fernández de Cevallos, aspirante à presidência pelo PAN em 1994, publicou um único texto assinalando sua vontade de negociar com os possíveis sequestradores.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host