UOL Notícias Notícias
 
22/05/2010 - 18h32 / Atualizada 22/05/2010 - 18h40

Obama forma grupo para investigar desastre ecológico

Grand Isle, EUA, 22 Mai 2010 (AFP) -O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou neste sábado a formação de uma comissão independente para investigar a maré negra que avança pelo Golfo do México.

O órgão deverá estabelecer nos próximos seis meses recomendações para se evitar ou atenuar no futuro o impacto de um eventual novo vazamento de petróleo provocado por perfurações marinhas.

"Esta catástrofe não tem precedentes por sua natureza, e apresenta uma série de novos desafios, nos quais estamos trabalhando", disse Obama em seu programa semanal de rádio, ao anunciar a formação da comissão independente.

"A questão é que lições podemos tomar deste desastre para garantir que jamais volte a acontecer".

A comissão será liderada pelo ex-senador democrata e ex-governador da Flórida Bob Graham, e pelo republicano William Reilly, ex-titular da Agência de Defesa do Meio Ambiente.

Os outros cinco integrantes da comissão serão escolhidos entre cientistas, engenheiros e ambientalistas, disse Obama.

Segundo Obama, mais de 24 mil funcionários trabalham ao lado dos empregados da British Petroleum (BP) - que operava a plataforma que explodiu, dando origem à catástrofe - para conter a maré negra.

A operação envolve 1.150 barcos e mais de 600 km de barreiras flutuantes, e até o momento já retirou cerca de 39 milhões de litros de água do mar misturada ao petróleo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host