UOL Notícias Notícias
 
22/05/2010 - 21h44 / Atualizada 22/05/2010 - 21h50

Talibãs atacam base da Otan e ferem vários militares

CABUL, 22 Mai 2010 (AFP) -Os talibãs lançaram na noite deste sábado um ataque contra a base militar da Otan em Kandahar, a mais importante do sul do Afeganistão, disparando cinco foguetes e ferindo vários militares da Aliança Atlântica, revelou o comando da força internacional.

"Cinco foguetes foram lançados contra a base e vários rebeldes tentaram penetrar na unidade pelo flanco norte, mas foram repelidos por nossos homens", declarou o Comando, em um comunicado divulgado em Cabul.

"Vários militares da Otan e funcionários civis foram feridos e estão recebendo atendimento médico. Não há óbitos confirmados", destacou o Comando.

Um porta-voz da Otan na base de Kandahar, major Brian DeSantis, disse que um dos foguetes caiu em um depósito, e outro na área de pouso de helicópteros.

A base, que tem um enorme aeroporto militar, se situa na periferia de Kandahar, a terceira cidade do Afeganistão.

Na quarta-feira, cerca de 30 talibãs atacaram a base de Bagram, uma das maiores das forças estrangeiras no território afegão. Na ação, 16 talibãs e um civil americano morreram, e nove soldados dos EUA ficaram feridos.

O ataque a Bagram aconteceu algumas horas após a Otan perder oito soldados no Afeganistão, na terça-feira.

Seis militares, sendo cinco americanos e um canadense, morreram em um ataque suicida com carro-bomba em Cabul, que matou 18 pessoas no total. Outros dois soldados foram mortos no sul do país.

Neste sábado, três soldados, incluindo um oficial francês e um militar holandês, morreram na explosão de uma bomba artesanal e em outro ataque no sul do Afeganistão.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host