UOL Notícias Notícias
 
24/05/2010 - 14h24 / Atualizada 24/05/2010 - 14h32

Acordo Brasil-Turquia-Irã pode levar a solução negociada (Ban)

NOVA YORK, Nações Unidas, 24 Mai 2010 (AFP) -O acordo de troca de urânio aceito pelo Irã, se for concedido pela AIEA, pode representar uma importante medida de confiança que poderá abrir caminho para uma solução negociada da questão nuclear iraniana, considerou nesta segunda-feira o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Ban indicou durante uma entrevista coletiva à imprensa que Teerã havia fornecido informações em uma carta enviada à AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica, com sede em Viena) a respeito do acordo concluído na semana passada com Brasil e Turquia.

Ele ressaltou que esse acordo deveria agora ser estudado pela AIEA e pelas outras partes envolvidas, ou seja, o Conselho de Segurança da ONU.

"Se ele for aceito e implementado, poderá representar uma importante medida de confiança e abrir caminho para uma solução negociada da questão nuclear iraniana", disse.

Os países ocidentais acusam Teerã de tentar obter a arma nuclear alegando a existência de um programa civil, algo que a República Islâmica desmente.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host