UOL Notícias Notícias
 
24/05/2010 - 18h35 / Atualizada 24/05/2010 - 19h16

Turquia pede apoio da França a acordo nuclear com Irã

PARIS, 24 Mai 2010 (AFP) -O presidente francês, Nicolas Sarkozy, falou nesta segunda-feira por telefone com o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, sobre a questão nuclear iraniana e sobre o acordo obtido na semana passada entre Teerã, Turquia e Brasil, informou o Palácio do Eliseu em comunicado.

"A conversa foi sobre a questão nuclear iraniana e sobre o projeto de entrega de combustível nuclear para o reator de pesquisa em Teerã", anunciou a presidência francesa.

O Palácio do Eliseu lembrou que a conversa ocorreu depois de o Irã ter notificado em Viena a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) do acordo tripartite entre Irã, Brasil e Turquia de troca de urânio.

Os serviços de Erdogan indicaram, por sua vez, que o chefe do governo turco tentou convencer Sarkozy de apoiar o acordo.

"Nesse momento, a resposta do grupo de Viena é muito importante. Esperamos que a França, em sua qualidade de membro permanente do Conselho de Segurança (da ONU) e membro do grupo de Viena (Estados Unidos, Rússia e França) que sustente e aplique esse acordo", afirmou Erdogan, segundo comunicado divulgado por seus funcionários.

Sarkozy agradeceu a Turquia por seus esforços, mas declarou que o Irã deve abandonar o enriquecimento de urânio a 20%, afirma o documento.

"Continuemos em contato e vamos dar algum tempo para o diálogo", surgeriu, segundo o texto.

O acordo entre Irã, Turquia e Brasil, assinado em 17 de maio em Teerã, durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e do chefe do governo turco, Recep Tayyip Erdogan, prevê a troca na Turquia de 1.200 quilos de urânio enriquecido a 3,5%, por 120 quilos de combustível enriquecido a 20% entregue pelas grandes potências e destinado ao reator nuclear de pesquisas médicas em Teerã.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h30

    -0,11
    3,273
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h36

    1,27
    62.453,77
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host